Existem diversos lugares, desde barracas e quiosques a beira mar até os melhores restaurantes em Maceió, todos os lugares oferecendo o sabor mais gostoso da cidade. Vamos conhecer?
Bodega do Sertão
Com comida nordestina tradicional e muito apetitosa. Quando você vai lá, sente como se estivesse nas profundezas de Tohoku. Isso porque a decoração é super divertida, composta por tecidos coloridos com flores de chitão, móveis rústicos de madeira, paredes de taipa e objetos antigos, tudo para fazer você se sentir em uma casa antiga do interior do estado.
Este é um dos restaurantes self-service de Maceió que serve a requintada culinária nordestina. Além disso, você ainda conta com opções de pratos executivos e menu à la carte para quem quer algo mais específico. Por exemplo, no cardápio estão sanduíches recheados de cuscuz recheado com macaxeira e milho.
Janga Praia
Com um tempero bem brasileiro este é um restaurante de frutos do mar. Possui um cardápio variado e elaborado que serve comidas deliciosas. Este é um dos lugares mais completos porque oferece refeições infantis, refeições sem glúten, carnes, massas, e também pode ser um dos restaurantes vegetarianos de Maceió se você quiser comer esses pratos.
Massarella
Em pleno nordeste brasileiro temos um incrível restaurante de culinária italiana. Gosta de massas? Aqui é o lugar para comer em Maceió.
Armazém Guimarães
Aos amantes de pizzas, você não pode deixar de comer no Armazém Guimarães que trás diversas pizza com ingredientes típicos da região.
Imperador dos Camarões
É aqui que você encontra o famoso prato chamado goma de camarão em Maceió. O prato faz tanto sucesso que chegou a ser registrado em cartório, pois foi o imperador camaronês quem inventou o prato. No entanto, existem alguns lugares que tentam fazer a mesma receita, mas acredite, não é a mesma coisa.
Restaurante Picuí
O restaurante está localizado no antigo e histórico bairro de Jaraguá, em um casarão preservado que forma o pano de fundo da região. Sem falar que o restaurante é um dos pioneiros da carne de sol, trazer essa iguaria do interior para o litoral alagoano.
Dessa forma, o Picuí traz um conceito da culinária nordestina com toques modernos que apaixonam a todos, sendo uma das opções para quem quer evadir-se da alimentação à base de frutos do mar.
Qual o prato típico de Maceió?
Você, como um bom viajante que é, não pode deixar de comer em Maceió pelo menos algum desses pratos:
Chiclete de Camarão
A comida de Maceió costuma ter muitos frutos do mar. Uma iguaria regional é o Chiclete de Camarão, que mistura camarão com diversos tipos de queijo. A presença significativa de queijo na consistência final do alimento faz com que pareça caramelo.
Chiclete de Camarão é um prato interessante para experimentar porque adiciona sabores de óleo de palma e leite de coco, bem como pimenta a uma tigela de arroz. Pode ser servido com arroz de brócolis ou arroz branco.
Preparos com carne de sol
A carne bovina é um dos alimentos mais populares da culinária nordestina. É salgado e seco ao sol para uma guloseima saborosa que muitas vezes é considerada obrigatória. Sem a necessidade de geladeira, as pessoas antigamente secavam a carne com a intenção de conservá-la por longos períodos.
Nesse sentido, vários restaurantes em Maceió oferecem carne de sol como prato principal. Ainda mais podendo ser usado como recheio de pastéis, escondidinhos ou outras receitas saborosas.
Desse modo, fazer uma viagem a Maceió é a oportunidade para muitas pessoas desfrutarem das maravilhas gastronômicas da carne de sol como prato principal. Os moradores de Maceió também podem utilizar inúmeras receitas com sua carne.
Caldo de Sururu
Por fim e não menos saboroso: O Sururu, ele é um molusco que se parece com um mexilhão, e é um petisco popular na praia. Os caldos feitos com esse animal também são muito apreciados na região. O Caldo de Sururu de Maceió tem alguns truques extras na manga que o diferenciam de outros caril.
Em resumo a receita costuma levar leite de coco, alho e pimenta quando feita na cidade. Características únicas adicionais incluem uma consistência de caldo mais espessa. Por exemplo adicionar suco de limão e coentro a uma tigela de caldo o deixa pronto para ser temperado.
Assim, uma forma saborosa e única de saborear a sopa de um dia quente na praia é bebendo cerveja ou caipirinha acompanhando. Isso torna a experiência mais agradável e relaxante, além de saborosa.
Em suma, a dica final é você explorar os lugares, pois sempre encontramos diversos lugares incríveis e memoráveis que vale muito a pena conhecer.
E não se esqueça de registrar seus momentos com nossas dicas: