A rota do vinho em São Paulo trás diversos lugares charmosos para se conhecer. Um grande número de vinícolas está localizado em São Roque. Esse passeio é uma ótima opção para se aproveitar os rótulos locais para os amantes de vinhos.
Confira as 5 vinícolas para conhecer em São Paulo
São Roque – SP
A Adega Terra do Vinho é a porta de entrada para a rota dos vinhos de São Roque, à entrada da rota dos vinhos para outras adegas.
Foi fundada em 1966 pela família Oliveira Santos como Cantina Vieira Santos. Possui uma área de visitação moderna, confortável e despretensiosa, onde você pode degustar os produtos da vinícola adquiridos diretamente em sua loja.
E nossa próxima parada é na Quinta do Olivardo, um restaurante e adega com um ambiente muito gostoso para se passar algumas horas.
Graças à gastronomia rica em peixe, batata, pastelaria, queijos, legumes e muito vinho, a adega consegue transmitir aos visitantes toda a cultura gastronómica da ilha inspirada na Ilha da Madeira em Portugal.
Os visitantes podem jantar no exterior do restaurante, um espaço inspirado nos famosos guarda-chuvas coloridos de Águeda.
Além disso, você pode passear pela propriedade, passear pelos vinhedos, visitar a adega da propriedade ou até mesmo fazer uma tirolesa. E você também pode levar as crianças com você, que vão adorar o playground!
Próxima parada é com a história da Vinícola Góes começa com a migração da família portuguesa Góes para o interior de São Paulo. Buscando oportunidades na roça, a família Góes ganhou experiência em agronomia. Entre 1910 e 1920, começaram a cultivar suas próprias uvas e outras culturas como milho, feijão e batata.
Com a implantação da ferrovia ligando o interior do estado ao litoral, o negócio evoluiu para a venda de vinho em tonéis, facilitando o transporte desses tonéis. Nos anos seguintes, a destilaria continuou crescendo e buscando aumentar a produção em resposta à crescente demanda.
Hoje, um dos maiores complexos vinícolas do estado está no auge, oferecendo aos visitantes mais de uma dezena de opções. Eles variam de colheita da lua, aulas de mistura, degustações de vinhos, festivais de inverno e natal e outros eventos.
Espírito Santo do Pinhal
Seguindo nossa rota, agora uma das vinícolas mais conhecidas, a Vinícola Guaspari, com uma grande propriedade de 50 hectares no coração de seus vinhedos. A paisagem cafeeira do Espírito Santo do Pinhal, a 190 quilômetros da capital, é protegida e ideal para a produção de vinhos.
E a Vinícola Palmeiras conta com um restaurante charmoso que encanta pelo preço, o cliente encontra boas opções de massas e queijos.
É um roteiro ideal para quem quer fazer um passeio diferente mas sem gastar muito. Além disso, é possível conhecer e degustar o vinho produzido no local, bem como suas máquinas antigas e conhecer um pouco mais sobre a história da vinícola.
Então estas são algumas das vinícolas do estado de São Paulo. Lembre-se de ligar e fazer a reserva ou agendar sua ida e confirmar sobre a degustação de vinhos.